Sobre
Trabalhos e inspiração.
É o império da bolinha, da prostituição em massa, do tráfico de menores, do crime industrializado e do comércio automobilístico, uma cidade dentro de uma cidade, um bairro criminoso cheio de fome e culpa: A Boca do Lixo ; a mais completa; a consagração de todas as Bocas, a falada Boca das Bocas, do crime, leve, pesadas, sujas ou do fumo. É o lixo sem limites, senhoras e senhores. (O Bandido da Luz Vermelha, Sganzerla, 1968.)
Boca do Lixo Ofício é uma oficina de criação inspirada e localizada na região central de São Paulo, e foi no centro dessa cidade que surgiu sua maior inspiração, as artes visuais urbanas. Nessa caminhada de mais de 10 anos a Boca do Lixo Arte Ofício busca em sua práxis o engajamento ativo em suas manifestações, com olhar atento, crio uma expressão artística visual no intuitivo de desenvolver ações que promovam uma reflexão sobre a valorização e formação do centro da cidade e sua identidade em diálogo com as referências artísticas, literárias e cinematográficas que fazem referência sobre as representações e os imaginários do centro da cidade e seus personagens.
Além da história e memória da atual chamada Cracolândia, a oficina se inspira na vasta produção artística urbana que foi e é produzida nas esquinas estigmatizadas e marginalizadas da Babilônia, onde meio ao lixo e as ruínas coexistem fantasmas de outros e personagens invisíveis que “rexistem” à barbárie e à violência da urbe de Amador Bueno. É imerso meio a história dessas ruas que emana o desejo de compartilhar e realizar intervenções que promovam em seus traços a reflexão e divulgação de causas sociais e políticas das gentes que existem como ações e ideias dos tempos delirantes de retrocesso em que hoje se concretiza.